redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sexta-feira, 01 de dezembro de 2023.

mantendo a história

Projeto do vereador Tiago Vargas, que possibilita mais proteção aos monumentos da Capital, avança na Câmara

Por Gilson Giordano em 04/02/2022 às 08:44

Ação dos vândalos deixa vereador Tiago Vargas indignado com as depredações registradas nos monumentos (Foto: Divulgação)

O Projeto de Lei de autoria do vereador Tiago Vargas (PSD), que dispõe sobre medidas de segurança nos monumentos de Campo Grande (MS), foi aprovado durante Sessão Ordinária realizada pela Câmara Municipal, de forma remota, nesta quinta-feira (3).

Para o vereador Tiago Vargas, os monumentos históricos de Mato Grosso do Sul devem ser protegidos pelo Poder Público. “Os atos de vandalismo devem ser inibidos por medidas de segurança, como câmeras de monitoramento, por exemplo,”, apontou.

Um dos episódios mais recentes, que deixou a população de Campo Grande revoltada, aconteceu em abril do ano passado, quando o monumento em homenagem ao poeta Manoel de Barros teve o pé arrancado por vândalos. A escultura, que fica na Afonso Pena, na esquina com a Rua Rui Barbosa, pesa aproximadamente 400 quilos e é uma forma de os campo-grandenses homenagearem os 101 anos de nascimento do poeta.

Na época, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul emitiu nota, afirmando que procurou órgãos de segurança pública e registrou boletim de ocorrência sobre o fato, porém, até hoje, o caso segue sem ser elucidado. “São cenas como essa que não devemos mais aceitar, os vândalos devem ser punidos, por mancharem a nossa história. Minha proposta é coibir atos de depredação aos monumentos, tão importantes para a identidade cultural do nosso povo”, disse Tiago Vargas.

Conforme o artigo 1º do projeto, ele torna obrigatória à adoção de medidas de segurança nos monumentos localizados no município de Campo Grande (MS), que poderão ser realizadas por câmeras de monitoramento ou outros meios a serem definidos pelo Poder Executivo. A proposta prevê também que os monumentos onde forem constatados os mais altos índices de vandalismo terão prioridade na implantação das medidas de segurança.

Ainda, para a execução da lei, o Poder Executivo Municipal poderá realizar parcerias com empresas privadas, para que estas invistam, usando doações, na proteção dos monumentos. Agora o projeto segue para segunda discussão.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões